sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O clamoroso equívoco de manter Tite

A imprensa dá conta de que, ouvido o elenco, a diretoria decidiu manter Tite. A decisão é equivocada por diversos motivos.

Comecemos pelo começo: o momento de ouvir o elenco já foi faz tempo. Esse momento poderia ter sido (como parece que foi) depois do jogo da Portuguesa. De lá para cá, apenas no jogo sequente (Bahia) o time mostrou um pouco mais de disposição, e depois o desempenho de série B permaneceu. O momento de mostrar quem está no comando está há muito atrasado – falta é pulso da diretoria. Um chefe ser querido pelos funcionários pode ter alguma correlação com resultados, mas não é uma relação necessária. É compreensível que o elenco prefira Tite a uma novidade; o que não é compreensível é que a diretoria eleja esse como critério principal para a decisão.
Tite não é gênio nem besta. É um técnico competente que encaixou um belíssimo trabalho entre 2011 e 2012 no Corinthians. Seu ciclo, claramente, acabou. O Corinthians, que tem, na minha opinião, o melhor elenco do Brasil, não jogou futebol em 2013 sendo que faltam 45 dias pro ano futebolístico terminar. E numa análise racional, de quem assiste  todos os jogos do time (e não como a maioria dos comentaristas, que comenta no programa pós-rodada vendo os melhores momentos), não jogou bola porque o o time sentou em cima dum modelo tático que funcionou há um ano e meio e passou 60 jogos tentando repeti-lo. Uma a vez a cada seis jogos dava mais ou menos certo e os caras pensaram “tá vendo, dá certo!!” e continuavam insistindo nos próximos cinco. De quem é a culpa disso? De várias pessoas, inclusive da diretoria que não tomou as rédeas nas mãos. Mas em especial do comandante técnico, e nesse caso, é Tite. Já listamos quais seriam as falhas dele várias vezes no blog. O resumo da minha crítica é: Tite não conseguiu se reinventar no comando no time. Tinha várias críticas ao Mano, mas nos 3 anos que ficou à frente do time, ele mudou umas 3x o jeito do time jogar de acordo com as peças que tinha à sua disposição. Talvez o fato de Tite ter sido tão vencedor tenha criado uma armadilha da qual ele não conseguiu sair.
Não há motivos para manter Tite. Parece evidente que ele não fica em 2014. Se for assim, não é melhor trazer já o próximo técnico, para que tenha mais tempo de conhecer o grupo e planejar? Ok, a prioridade é não cair. O desempenho do returno mostra que Tite tem sido incapaz de produzir um desempenho que nos faça escapar – um novo técnico seria o fato novo, traria ânimo e corrigiria ao menos os erros básicos mais primários que um ténico antigo, de tão acostumado, não consegue (coisa que o próprio Tite fez em 2010). Ok, tem a copa do Brasil. Vale a mesma coisa que falei sobre o rebaixamento.

A única explicação para a manutenção de Tite é: se ele está perdido, a diretoria está ainda mais.


Obs: ontem, numa conversa sobre o assunto, manifestei que Tite tinha que sair e foi ´zoado´por dois colegas torcedores de times rivais. Aqueles argumentos maria vai com as outras que temos ouvido tão frequentemente na imprensa “é um abusurdo, ano passado era gênio, agora é burro?” ou “só no Brasil é assim, imagina na Europa”. Pois é. Quem é incoerente é quem usa esse tipo de argumento. Porque quem acha Tite gênio porque conquistou o que conquistou, põe na conta do treinador boa parte dos méritos do time, correto? E agora quando o time vai horrorosamente mal, a responsabilidade não é dele? Ao melhor estilo Luxemburgo: eu ganhei, nós perdemos...Outra coisa: o técnico é o responsável (desculpem a obviedade) técnico pelo time. Tite nem está entre os mais bem pagos e deve ganhar lá seus 400 pau por mês. Como todo profissional de alta performance tem que mostrar resultado todo semestre. Não há gratidão, “confiança” em que possa voltar a fazer um bom trabalho que dê jeito numa cag* do tamanho de ser rebaixado. Um CEO da empresa que der prejuízo num ano em que a economia bombou vai ser poupado porque “é um grande profissional”? Um corredor de f1 que fizer uma temporada horripilante com o melhor carro vai ter seu contrato renovado porque “já foi bom”? Rendimentos passados não são garantia de rendimentos futuros. E abaixo a babaquice.

2 comentários: