domingo, 13 de outubro de 2013

Advinha o placar?

Dado o contexto e nosso desempenho recente, sabíamos que o melhor que poderíamos racionamente esperar era um ‘bom’empate, daqueles 0x0 de jogo cozinhado até o fim, sem grandes sustos. Com 15 minutos de jogo estava claro que essa era uma expectativa realista, mas que um cenário pior estava desenhado. Foi um primeiro tempo tempo de ampla superioridade tática, técnica e física do São Paulo. Foram 3 ou 4 bolas para fazer o gol - com todas as suas presepadas, estivesse o Pipoqueiro em campo talvez o Vila Sonia FC tivesse aberto uns 2 x 0 no placar. Tite escalou novamente uma dupla de laterais em cada lado, e ainda assim o sistema defensivo era uma zona. Novamente cedemos o meio ao adversário, e Maicon jogava como queria (o potente Danilo tinha como missão marcar suas saídas...). Do nosso lado, Romarinho tentava boas escapadas, mas além de náo ter quase ninguém aproximando para dar continuidade, errava os passes e finalizações. Felizmente não tomamos gol e o corinthiano respirou aliviado com o apito do juiz terminando o primeiro tempo.
Vira o jogo e o time parece um pouco mais concentrado. A inversão de Gil e PA feita ainda no primeiro tempo, junto com a orientação para Alessandro e FS não avançarem nem a pau, deram uma certa consistência defensiva. Mas a coisa mudou mesmo com a saída de Danilo, que estava se arrastando, para a entrada do Diego Macedo. Alteração que, admito, achei estranha bagarai – porque não Douglas? Fato é que funcionou com Edenilson caindo pro meio e Macedo tocando o terror pro lado do Reinaldo, que avançava mais que o Paulo Miranda do outro lado. A lição que fica é quanto é importante para qualquer desenho tático que Tite monte que haja jogadores no máximo da sua capacidade física para desempenhar. Sheik teve duas bolas para mudar a história do jogo. Na primeira pecou pela total inabilidade de usar a esquerda até para subir no ônibus (como pode um jogador profissional não conseguir chutar minimamente com uma das pernas?). Na segunda teve até tempo para ajeitar o corpo e bater de chapa, mas por alguma razão desconhecida do universo ele decidiu dar um peteleco com a parte de fora do pé e o chute foi aquele traque de festa junina. E aí, o penalty...primeiro, náo foi. No critério do juiz, aquele tipo de contato náo foi falta em boa parte do jogo; ele decidiu mudar num penalty aos 43 do segundo tempo? Depois, Caaaassssio!! Já tinha salvado o emprego do Tite tantas outras vezes, e em algumas no primeiro tempo desse mesmo jogo. Mas essa do penalty foi fenomenal, ainda mais por ver Rogério perdendo, o cara mais arrogante do futebol nos últimos e que deveria estar aposentado há aos menos uns 2 (sorte nossa que náo está). No fim foi o acaso e o belíssimo goleiro que temos, que falha aqui e acolá mas cresce muito nos momentos importantes, que garantiram alguma alegria no domingo.
- Na quarta, Alessandro tomou um cartão aos 2 min de jogo. Fiquei p*to, porque quase nunca juiz dá cartão nesse começo e nem foi uma falta tão dura. Quantas vezes vemos times vindo jogar no Pacaembu, fazer 15, 20 faltas antes de tomar o primeiro cartão? As 2 ou 3 vezes que vi algum jogador tomar cartão tão cedo foi algum corinthiano. Pois bem, hoje Rodrigo Caio quase arrancou a perna do Romarinho aos 3 minutos, lance para ser expulso. Nem amarelo tomou.
- Diego Macedo demonstrou qualidade e personalidade. Boa aposta pro ano que vem, embora Tite, para se salvar, vai jogar por agua abaixo toda a sua “coerencibildiade” e deve usar o cara bastante nesse fim de ano.
- Guilherme desfilou em campo; jogo seguro e com muita qualidade.
- Nunca pensei que fosse sentir falta do Fabio Santos.

- Não nos enganemos: o rebaixamento é uma possibilidade real. Faltam 10 jogos para fazermos 8 pontos. Dificilmente ganharemos mais do que um jogo. Nesse aspecto, o empate de hoje foi importante. Perder hoje e deixar um adversário passar a nossa frente seria desastroso. Já passou o tempo de termos expectativa de jogar bem, vencer, ter planos no campeonato. Hoje, é fazer as contas para não cair e contar com um 2014 melhor.

2 comentários:

  1. Concordo, façamos as contas! Faltam dez empates, e SI, SE PUEDE!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que com 46 pontos a chance de rebaixar é remotíssima, então, nesse caso, são 9 empates. E acho que dá para pensar em alguma vitória nesses 10 jogos, de repente encaixa uma partida como contra o Bahia...maaaaas, não dá para contar com isso, então vamos de empate a empate...

      Excluir