domingo, 20 de outubro de 2013

1 x 0 - A vantagem de fazer poucos é que quando eles saem, são mais comemorados!

De novo, deixando de lado todos os problemas táticos titeanos e o contexto, e o que ele tinha a disposição, gostei da escalação. E os jogadores com o rabo a prêmio por terem bancado tite correram os primeiros 15 minutos como loucos. Muito mais na empolgação do que na organização tática, o time amassou o Criciúma no começo, criando umas 4 oportunidades (embora nenhuma clara). Aí Argel segurou os laterais, acertou a marcação, e o jogo virou aquele combate de meio-campo a que tanto estamos acostumados – só quebrado por aquele lance em que Douglas, quase na pequena área, isolou de forma tosca. Vem o segundo tempo e Tite faz a melhor troca que poderia fazer – sai Alessandro, Edenilson volta para a lateral e entre RA. Só que o posicionamento era Pato indo para a direita marcar gandula e Renato jogando enfiado, pq já jogou assim uma ou duas vezes na Alemanha...náo da 10 minutos para Tite mudar de idéia e desinvertê-los. O comentarista do PFC tinha cantado a bola no primeiro sobre algo que estava mesmo muito esquisito: se Pato é o melhor finalizador do time, por que ele era quem batia faltas e escanteios? Ora, num time com Douglas, Romarinho, Guilherme, ninguém consegue bater minimamente bolas paradas a não ser Pato? Na segunda bola que Pato foi para área esperar o cruzamento, 1 x 0 Corinthians. E a partir daí o time se posicionou atrás e viu o Criciúma ter pelo menos 3 boas chances de empatar. Ao contrário do que podem pensar, só não estamos mais atrás na tabela porque, no geral, temos dado mais sorte do que azar, diferentemente do que times na mesma fase do que nós costumam ter. Olhando a tabela desde esse jogo até o fim, essa era a vitória mais básica que poderíamos ter. Pelo menos a lição de casa foi feita.

- Romarinho entrou no clima do Sheik: forçou um cartão amarelo ridículo para ficar fora do jogo contra o Santos.
- Walter foi pouco exigido mas mostrou confiança. Boas saídas do gol e reposições mais apuradas. E tem porte, coisa que falta em JC e Danilo.
- Todo mundo que entra na função de atacante aberto joga mal: Sheik, Romarinho, Pato. Só RA parece ir bem nessa função no pouco que joga. Agora, Douglas e Danilo se revezam para ver quem vai mal em cada jogo na função de único armador. É uma pane técnica geral? É culpa do posicionamento. Tite falou nuns 2 ou 3 programas que assisti que a saída de Paulinho seria compensada pela diferença de características entre Guilherme e Edenilson: se o primeiro era mais passador, Edenilson era mais infiltrador (em relação ao Alessandro), o que compensaria a saída de Paulinho. Ele só esqueceu a diferença de faixas de campo. Paulinho, por sua qualidade técnica, características de jogo e imposição física, formava com Danilo, em alguns momentos, quase uma dupla de meias. Se Danilo estivesse muito marcado, sobrava espaço para Paulinho; se o meio adversário se preocupasse com Paulinho, Danilo conseguia jogar sem sobra. Lá se vão quatro meses e nosso técnico ainda não percebeu isso. Vamos ver quantos outros jogadores do time se queimarão por problemas táticos.

- Todo mundo que entra no time do meio para frente vai mais o menos mal. É sempre a disputa para ver quem está menos pior. O Corinthians só é o segundo pior ataque da competição. O nível de produção ofensiva é ridiculamente baixo. Mas a culpa é do Pato...(ironic mode on). O último jogo com vitória e gol foi com ele em campo. Ontem o gol foi dele. É o artilheiro do time no brasileiro. Seu % de gols por minuto jogado é semelhante ao dos artilheiros dos times da frente da tabela. Mas a culpa do ataque ir mal deve ser dele...

Nenhum comentário:

Postar um comentário