sexta-feira, 13 de julho de 2012

Palmeiras, Felipão, Assunção

A propósito do título palmeirense...
 
Não falaremos da óbvia fraca qualidade técnica do torneio - além de ser um assunto batido, pareceria despeito pelo título do rival. Parabéns a eles e pronto. Engraçado é que no ano mais feliz dos últimos 13 anos palmeirenses estejamos comemorando um título da competição mais importante que eles já ganharam ehehe.
 
Mesmo com a baixa qualidade técnica, o time de Felipão passou por todos seus adversários com bastante facilidade. Mesmo nos 2 anos de vacas magras de Felipão no Palmeiras, nunca deixei de considerá-lo um bom técnico - pelo menos um técnico que sabe fazer uma coisa muito bem: montar times encardidos para jogar mata-matas. Com um elenco claramente limitadíssimo, chega a um título duma competição em que times com mais elenco (como São Paulo e Grêmio) e técnicos não menos badalados ficaram para trás. O Palmeiras lutarará para não cair no brasileiro; ainda assim um jogo contra eles é sempre um jogo difícil.
 
Uma questão interessante futebolisticamente falando: Marcos Assunção, o melhor batedor de faltas do futebol brasileiro desde Marcelinho, seria jogador para times de alto nível?
 
O nível dele nas bolas paradas é espetacular. Com a bola rolando, é um jogador mediano, com a desvantagem de não poder corresponder fisicamente. Na minha opinião, não jogaria em um time que buscasse jogar em alto nível - como Fluminense, Inter e Corinthians, por ex. Seria preciso montar todo um esquema de meio-campo para que ele pudesse jogar. Funciona em um time limitado que faz 50% dos seus gols pelos pés dele. Em um time mais competitivo, o trade-off seria negativo. Lembro do Estudiantes de Veron, que jogava em posição parecida. Mas Veron era bem mais interessante com a bola rolando, além de toda a sua experiência de comandar o time.
 
Em tempo: o que estaríamos ouvindo hoje na imprensa se fosse o Corinthians a ser campeão com essa arbitragem - penalty duvidoso marcado e outro escandaloso não marcado a favor do Coritiba no primeiro jogo, e no segundo jogo gol de falta que não foi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário