segunda-feira, 16 de julho de 2012

Alex (e mais sobre o Martinez)

Antes, falando mais sobre o Martinez.
 
Nos jogos que vi do Velez, fica difícil estabelecer qual era a real função dele, pois nos 3 jogos o time argentino jogou com escalações bem diferentes - em especial nos 2 jogos contra o Santos, quando estava muito desfalcado. Todos dão conta de que é um segundo atacante, rápido, que cai pelos lados, e de fato pareceu jogar assim nos jogos que vi. Mas tem características um pouco diferentes de Sheik, por exemplo. Embora possa dar arrancadas em velocidade (como imagens da internet mostram num golaço que fez contra o Racing), normalmente carrega a bola com uma certa tranquilidade, mostrando domínio de bola e capacidade para enxergar o jogo. Parece-me mais um meia aberto no 451 do Mano de 2009, com espaço para fechar pelo meio, do que um extremo do Tite, com pouca liberdade para sair da linha lateral do campo. Por isso que acho até que, a princípio, ele pode compor o meio, se tiver disciplina tática para isso - até porque é destro. Mesmo "disputando" posição com Sheik e Romarinho, tem características diferentes, o que pode dar ao Tite opções táticas.
 
Venda do Alex. Seria interessante se ele não saísse, mas a sua saída é longe de ser uma catástrofe. No plano técnico, ainda não atingiu o que esperava-se dele. Correspondeu mais pelo vontade e pela contribuição nas bolas paradas (nos cruzamentos; nas faltas batidas direto pro gol o aproveitamento é ruim) do que propriamente pela bola rolando. Perde bolas e, diferentemente do Danilo, sua lentidão com a bola no pé não é compensada por passes tão precisos e decisivos. Ainda assim, é mais um em um time encaixado e sua saída trará problemas. Mas dada a situação, não dava para segurar. O time árabe ofereceu um caminhão de dinheiro ao jogador. Para o Corinthians, é a retomada do investimento ano passado acréscimo por um jogador de 30 anos, e a liberação de 400 mil na folha. Para segurar o jogador seria necessário torná-lo o maior salário do elenco com alguma sobra. Confrontando-se desempenho técnico e situação financeira, acho que manter o Alex seria um esforço exagerado.
 
Se não contratar ninguém, a primeira opção é Douglas. Para ele, é a última chance, aquele "vai ou racha". Com sequência de jogo, não terá mais desculpas se não render. Uma outra opção é a mudança de esquema tático; acho que Martinez é uma opção para compor o meio. Uma terceira opção é um losango, com ralf, paulinho edenilson e danilo. De qualquer jeito, a diretoria teria até o final do ano para observar e ver se precisa alguém para a posição.
 
obs: agora no almoço na Band cogitaram a vinda do Nenê do PSG.

6 comentários:

  1. cara, também não acompanho, mas falam por aí (!!) que vem jogando uma bola redonda na França há um tempo...

    ResponderExcluir
  2. nenê do denver nuggets?? acho que o douglas não é opção..já teve sua chance, nao vai dar mais do que já deu...tb acho que a venda do alex foi inteligente..possivelmente, o tite deve voltar ao 4-3-3, sendo o terceiro homem o jorge ou o martinez, o que faz um 4-2-3-1 na verdade...vamos ver...

    ResponderExcluir
  3. pode crer, vai fazer o pivô no garrafão eheh...

    ResponderExcluir
  4. Esse Nene se me lembro bem jogou no Guarani da Turiassu e no rival do Jabaquara. Nao era nada demais e jogava aberto, posicao q ja tem bastante gente na briga, JH, Sheik, Romarinho, Martinez e ate Danilo. Se fosse para buscar um meia deviam ir atras do Montillo de novo.

    ResponderExcluir
  5. Montillo sempre achei uma boa...mas acho que dá última vez causou muito desgaste na relação com o Cruzeiro, para vir é difícil...

    ResponderExcluir