terça-feira, 26 de junho de 2012

Panorama

Os times. O Boca em alguma coisa se parece com o Santos: é time de um jogador só, cercado por companheiros medianos. Na comparação com o Santos homem a homem, o Corinthians ganha em 8 ou 9 posições. Seria pretensão dizer que conheço suficientemente o time do Boca para fazer uma comparação desse tipo, mas imagino que o resultado fosse semelhante. Mas eles tem Riquelme, que se der bobeira resolve o jogo num passe ou cruzamento. Se o Tite conseguir deixar o time confiante e sem temer a tradição deles e a Bombonera, é para ser, tecnicamente, um jogo menos complicado do que foi Vasco em São Januário e Santos na Vila.
 
Esquema
 
Não é hora de mudar, ainda mais fora de casa. Empate fora de casa sempre foi e sempre continuará sendo bom resultado. O critério das outras fases de gol fora deixa alguns confusos, achando que 0x0 fora de casa é ruim porque não fez gol. Bom, agora não há nem motivo para dúvidas - o gol fora não vale a mais. Trazendo para a casa a chance de levar o título com vitória simples, que assim seja.
 
 
Clima, motivação
 
Boca poupou os titulares numa decisão quase perdida do Argentino. O time vinha de uma viagem e um jogo pegado no Chile na quinta. Dizem os jornais que o time está estafado, e é nítido que Riquelme, o único que não marca, cansa aos 20min do segundo tempo. Mas o clima lá é de favoritismo, eles são o todo poderoso Boca, hexa campeão, e nós somos os novatos. É bom que seja assim. Mas é importante o time entrar muito concentrado e saber levar a catimba, que existirá e não será pouca. Na marcação eles pegam firme, irritam e qualquer juíz que apite lá será caseiro. Tem que ter cabeça e, principalmente, não desperdiçar quando a chance aparecer, porque serão poucas. Se o extra jogo não falar mais alto, temos tudo para voltar pro Paca com um bom resultado.
 
Vai Corinthians!!
Tecnicamente, o 451 - ou alguma outra coisa que conte com pelo menos um atacante de ofício enfiado - é melhor; possibilita mais jogadas, tabelas, abre espaço para que os de trás apareçam com mais liberdade. Os melhores desempenhos ofensivos nos jogos em casa foram com esse esquema.
 
Mas esse esquema propõe um jogo mais aberto. No segundo tempo do Paca contra o Santos, quando Liedson entrou, o time adiantou a marcação, porque a primeira linha de pegada é de 2 jogadores (ou 2 atacantes, ou como no caso desse jogo, um meia sobe para compor, como Alex, e Douglas contra o Palmeiras...). Com uma linha de 2 adiantada, você não consegue compactar atrás, e a saída é marcar pressão. Só que essa marcação adiantada cansa mais, a chance de falhar é maior, e você abre espaço pro adversário se alguém dá um bote errado. Por isso é uma proposta de jogo mais aberto, propícia para quem quer buscar resultado, e que oferece perigos contra um time que contrataca bem como o Boca.
 
Acho que o melhor desempenho tático do time nessa Libertadores, considerado o contexto, foi o jogo contra o Santos na Vila. O 460 (do qual não gosto) tem sido aprimorado, e bem treinado, com Sheik saindo em velocidade, já mostrou que pode funcionar e bem. Liedson não tem condição física para um jogo desse tipo, fora de casa - marcação 100% atenta e aplicada para saídas rápidas. Jorge Henrique tem sido fraco com a bola nos pés, mas compôs muito bem em um esquema de jogo equilibrado, que ataca sem sofrer pressão do adversário.
 
Assim, no jogo fora de casa eu continuaria com a mesma escalação e disposição do jogo da Vila. No jogo em casa, depende do resultado da ida.
 
Pensei que seria melhor uma marcação quase individual em Riquelme. Mas é arriscado, porque a marcação por zona, além de muito eficiente, tá muito bem treinada. Além do que, se deixar o Ralf correndo atrás do Riquelme aonde ele for, perdemos a cobertura sempre eficiente nas laterais e um combate a mais a frente dos zagueiros. Sei lá, é uma pepinosa pro Tite resolver. O importante é que o espaço dele seja mínimo. Diferente do Neymar, ele não consegue sair da marcação com meio-metro. O que não pode deixar é ele ter tempo de virar para dar um passe em profundidade.

6 comentários:

  1. O que não pode é perdermos o Ralf!

    ResponderExcluir
  2. Ralf é o melhor do time! mas quando você falar em perder o Ralf, você fala literalmente (expulso, machucado) ou perder taticamente deixando marcar individualmente o Riquelme?

    ResponderExcluir
  3. Eu ja discordo um pouco quanto a marcacao do riquelme.
    Contra o neymar a ideia era empurra-lo para tras d duas linhas onde seus dribles sao inofensivos. O Neymar poderia ter espaco para receber respirar, so nao pode deixar executar os dribles.
    O Riquelme arrisco a dizer q é o oposto disso, ele nao pode receber essa bola com um pouco de espaco pq com seus passes muitas vezes de primeira é onde ele desequilibra.
    Para mim a unica opca é a marcaçāo individual, ainda assim mantendo asduaslinhas dequatro e deixando o danilo mais centralizado a frente.
    Quando é feita essa marcacao em duas linhas, o Ralf perde um pouco essa funcao de cobrir laterais e
    Assa a ser mais um cara fixo a frente da zaga.
    No mais é isso ai empate é excelente, se achar um gol entao nem se fala.
    Tem mais um ponto favoravel ai, pelo pouco q vi do Boca fiquei com a impressao de um time mal fisicamente. O jogo de volta tem prorrogacao. Carregar o empate ate os 30min do seg tempo do jogo de volta nao e mal negocio..
    Meus medos para esse jogo sao o juiz q com certeza vai ser o 12o. Argentino e a "maturidade" q Sheik e JH vem demonstrando nesse mata-mata.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. quanto à marcação do Riquelme, faz sentido...se ele receber a bola na linha do meio não tem muito problema ele dar um passe de primeira, mas dali pra frente tem que fazer tudo para nem conseguir receber mesmo...

    ResponderExcluir
  5. fisicamente eles tão mal mesmo...e disseram que domingo foi aniversário do Riquelme e ele saiu para encher a lata com Carlitos, Maradona e cia...

    ResponderExcluir