quinta-feira, 21 de junho de 2012

O mito vai cair?

Antes de tudo, é preciso lembrar que, embora freqüentemente se use o termo “mito” de forma errada, seu verdadeiro sentido é de algo que não existe, uma explicação fantasiosa e primitiva. E o mito que existiu por muito tempo é o de que o Santos era um ‘baita time’, o melhor do Brasil etc. E o motivo pelo qual o mito deveria cair é só porque foi eliminado? Bom, não foi uma eliminação simples. Já tinha sido inferior ao Vélez e se classificado por circunstâncias. No confronto total com o Corinthians, um rival local menos badalado e sem grandes craques, nos 30 min que se dispôs (porque precisou) jogar – os primeiros 20 na vila e até fazer o gol no Pacaembu – o Corinthians dominou. No resto, deu ao Santos um falso domínio, onde pouco produziu. O segundo tempo do Pacaembu, onde o Santos não teve 1 chance de gol e se entregou faltando 10min para acabar o jogo é paradigmático.

Mas voltando ao mito...há 24 meses, o Santos é tido como o grande time do Brasil. Ano passado, depois de ganhar a liberta, estava uns 12 pontos atrás no brasileiro e ainda tinha gente cravando Santos como campeão. O pior é que havia poucos motivos para essa euforia. Nos dois últimos anos, o Santos desfilou mediocridade nos segundos semestres. Ok, tinha ganhos títulos importantes no primeiro semestre e faltou motivação. 1 ano, vá lá...2? Ok. Tomou um vareio do Barca que nem os times que brigam para não cair no espanhol tomam? Ah, mas é que o Barca é demais...Ainda assim, o clima era como se o time santista fosse tipo o melhor time brasileiro dos últimos 20 anos. Cada vez que o Santos joga mal, há alguma desculpa: ta cansado, Neymar não vai resolver sempre, ta desmotivado, ta pensando no Barcelona...

Pô, mas ganhou a Libertadores, né? Qualquer analista frio deve reconhecer que ganhar a libertadores há algum tempo não é sinônimo de ser um time muito bom. Nem Corinthians nem Boca esse ano são brilhantes; o último time ótimo a ser campeão da dita cuja foi o próprio Boca em 2003. Mas para fins da argumentação, admitamos que a empolgação tenha sido por conta do título da Libertadores. Mas aí, vejamos: o Inter foi campeão em 2010 passando por um Argentino tradicionalíssimo (então campeão) e um brasileiro com muita tradição na competição, atropelando um ótimo mexicano na final. Porque cargas dágua o Santos em 2011 foi 3x mais badalado como ótimo time, páreo para pegar o Barca etc etc, enquanto o Inter, como todo brasileiro campeão da cucaracha cup, chega no mundial cheio de desconfiança?

E o tri do paulista? Ganhou de pequenos e do São Paulo, que se “abotafogou” e virou vítima preferida do Neymar. Ganhou do Corinthians ano passado, é verdade. Mas foi um confronto igual contra um time remontado e desacreditado pela torcida, e ainda assim contou com frango do Jacaré. Pegue as estatísticas de clássicos contra Palmeiras e Corinthians nesses 3 anos para ver se tem domínio santista. A primeira vez nesses 2 anos que enfrentou um adversário com alguma capacidade de confronto em um jogo valendo alguma coisa, nas quartas da Liberta desse ano – o sexto colocado do campeonato argentino, desfalcado e sem tanta tradição – sofreu. Quando pegou um adversário um pouco melhor passou muito longe de se classificar.

Santos é Neymar. Ganso deveria estar tentando provar algo há 2 anos – só não está porque a imprensa acha que ele é o novo Zidane independentemente do que faça em campo. Aí alguém fala em Arouca (who?) e só. O resto não seria titular na maioria dos grandes brasileiros. Luis Roberto falou algo de sensato no Bem, Amigos dessa segunda: tirando o Neymar, posição a posição o Santos perde todas (todas! ele falou) pro Corinthians. A zaga é fraca, os laterais são fracos. A dupla de volantes é mediana, e os meias, quando Ganso não está inspirado (que é 90% dos jogos) é mediana. Neymar desequilibra. Mas sabe o que? Neymar não joga fora de São Paulo. Neymar pipoca em confrontos importantes contra grandes times, se não for contra time fraco / pequeno / o São Paulo. Pode ser um grande craque, mas enquanto não for para a Europa, amadurecer, jogar contra gente grande, corre o risco de ser apenas uma nova versão do Robinho. Por mais que Laor ache que quem fale isso quer o mal do Santos ou está fazendo complô.

Vamos ver quanto tempo demora para a nossa mídia analista fria e desapaixonada enxergar isso.

4 comentários:

  1. De tudo isso eu nao concordo muito com o q se refere a pipocada do Neymar.
    Nao podemos nem avaliar como um craque qdo mete 3 no atletico pr e nem como pipoqueiro qdo nao se destaca numa semifinal como esta.
    O fato do resto do time ser fraco demais faciliita muito a vida de quem tem uma defesa razoavel. Se a marcacao no neymar for eficiente, o caminho esta 90% andado.
    Acho q a olimpiada vai ser uma boa prova para ele, se a marcacao estiver bem encaixada ele pelo menos vai ter ao lado oscar pato, etc..

    ResponderExcluir
  2. eu entendo o argumento e até concordo...mas não dá para ter 2 pesos e 2 medidas; se toda a imprensa acha ele o novo Pelé, a esperança para 2014, comparam ele ao Messi e, de fato, ele já ganhou títulos sozinhos pro Santos, é justo esperar e cobrá-lo por isso...

    ResponderExcluir
  3. Ms justamente a comparacao do Messi nao e adequada pelo fato de que o Messi joga com Xavi, Iniesta, etc...
    Fora isso voltando ao tema original, a libertinha q eles levaram foi sem pegar ninguem.

    ResponderExcluir