quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sobre mídias e mídias

Na Transamérica, Godoy, que não tem simpatia nenhuma pelo Corinthians, falou algo do tipo "a arbitragem foi muito ruim, o juíz usou dois critérios, amarelou todo o time do Corinthians, inverteu faltas etc etc. Mas o Corinthians empatou por causa disso? Nâo, empatou porque foi incompetente, porque não jogou nada!
 
Está perfeito. Do ponto de vista tático, da análise do todo, do comportamento do técnico e da diretoria, cada um tem a sua opinião. Discordo um pouco do Godoy nesse aspecto, porque uma arbitragem que mina o time o tempo todo, enerva os jogadores, acaba prejudicando demais o andamento do jogo pro time, pois naturalmente atrai o adversário o tempo todo pro seu campo. É difícil analisar as coisas de forma separada. Mas até aí a opinião dele está no âmbito das análises pessoais. Reconheceu a péssima arbitragem, chamou pelo nome correto de "tendenciosa", mas expressou sua opinião sobre outros pontos.
 
O que não pode é o  André Rizek (que, até então, tinha em razoável conta, dado o nível ruim da mídia esportiva brasileira) dizer que as reclamações foram totalmente exageradas, porque "a arbitragem ontem foi excelente!". Ora, só me cabe na cabeça uma opinião desse tipo por dois motivos. O primeiro e, menos provável: não viu o jogo. O segundo e, mais provável, (até porque ele se diz corinthiano), é que aderiu ao padrão Renato Maurício Prado da Sportv, ou o estilo Benja: para parecer imparcial, fala besteiras imensas, para não correr o risco de ser visto como "corinthiano parcial". Um outro motivo é aquele comentário típico de quem nunca jogou bola: acha que roubar é dar penalty inexistente e só. Qualquer juíz de várzea sabe que para ferrar um time se faz exatamente como se fez: inverte faltas, usa dois critérios, irrita os jogadores. Mas exercendo uma função de destaque na emissora mais chapa-branca, vale falar essas bobagens e se manter "bem na fita" com todos os antis por aí.
 
Mas a conclusão lógica é só uma. Semana passada, escrevi que apostaria que se o que aconteceu com o Santos tivesse acontecido com o Corinthians, em vez dos comentários "é um absurdo, essa Comebol é ridícula" entre outros, ouviríamos algo do tipo "mas libertadores é assim mesmo, o Corinthians que não está acostumado". O que aconteceu ontem foi pior do que semana passada, pois interferiu mais dentro de campo. E estamos ouvindo o que estamos ouvindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário