domingo, 1 de setembro de 2013

De presente de aniversário, 4 x 0 nos Mulambos

Quem vê o resultado não imagina o que foi o jogo nos primeiros 25 minutos. Como todo técnico que acompanha minimamente futebol, Mano sabia exatamente o que fazer para travar o jogo do Corinthians: trancar os lados. Com uma marcação bem encaixada, tínhamos muita dificuldade para sair jogando, errando passes na transição ou lançamentos caça-níqueis do Cassio para frente. O Flamengo aos poucos se soltava na frente e tentava alguma coisa, embora sem produtividade. Até os 25 minutos, o Flamengo era levemente superior. Os principais avanços rubro-negros eram pela direita, com Paulinho improvisado na lateral. Tite pede para FS não avançar, preocupado com esse lado da defesa. Até queTite mira numa coisa e acerta outra: pede para Pato inverter com Romarinho, pois Pato não estava acompanhando o lateral adversário, e cabia a Romarinho fazê-lo. 1 min depois, a primeira jogada trabalhada, justamente por Romarinho, um destro na esquerda, trazendo a bola em diagonal e buscando a tabela, e Pato fechando dentro da área. 1 x 0 e a partir daí o jogo mudou. Esse time que se sente muito mais confortável sem ter de propor o jogo pôde se postar atrás e esperar a chance para sair rapidamente. Numa dessas, bola fenomenal do Douglas e Pato conclui com a confiança do craque que é. 2 x 0, torcida ameaçando olé, princípio de festa ainda no primeiro tempo. Sobre o segundo tempo, pouco a falar. Flamengo tentando ameaçar com pouquíssima criatividade, e Corinthians tentando buscar alguma oportunidade de contrataque, que só apareceu no penalty no Sheik e Guerrero 4 x 0 – antes disso, a zaga do Flamengo já tinha dormido e deixado 4 jogadores nossos em liberdade dentro da área pro Romarinho fazer o terceiro.
- Romarinho na esquerda caiu muito bem. Sempre acho que, se o técnico quer jogar com o famigerado 4231, os extremos tem de jogar de pé trocado – na esquerda um destro e na direita um canhoto. O motivo disso é que eles, ao receber a bola, sempre tem de buscar a diagonal, para driblar em direção à área ou buscar a tabela. O esquema titeano afasta os atacantes e há poucas tabelas. O primeiro gol é um belíssimo exemplo de uma proximidade maior entre os atacantes: Romarinho tabela com Douglas em diagonal e Pato está dentro da área para concluir (com Guerrero dividindo a atenção dos zagueiros). O time que mais joga bola no momento tem esse esquema (Bayern), mas faz do jeito certo. Porque não copiar o que há de melhor no mundo?
- Partidassa do Douglas. Cravou sua condição de titular até segunda ordem.
- Não são poucas as vezes que eu falo bobagem aqui no blog e o tempo me prova errado. De vez em quando acho que estou certo. Defendo Pato desde o começo e acho que o principal problema para ele não funcionar é o esquema tático. O primeiro gol só saiu porque ele estava dentro da área, não marcando o bandeira. No segundo gol ele correu sentido área, pq é seu cacoete, e não sentido lateral, que seria o posicionamento natural da função. E concluiu de forma exuberante. Se não for escalado em funções que não sabe fazer, tem tudo para dar muito certo. Sua média de gols por minuto jogado já é ótima, e isso porque joga em um time que tem muita dificuldade para fazer gols. Também acho que, hoje, na cabeça de Tite, Pato já é titular.

- Felipe foi inseguro novamente. Quando PA ou Gil não jogarem, está na hora de testar Cléber.

3 comentários:

  1. Douglas maestrou hoje,hein? Brincadeira o que jogou.Lembro de uma declaração do Fenômeno em 2009, dizendo que atacante que não marca com o Douglas em campo precisa rever a profissão. Espero que essa dobradinha Douglas/Pato renda muito ainda.
    E Sheik entrando no segundo tempo é uma boa, pra incendiar a partida.

    ResponderExcluir
  2. jogou muito...hoje e quarta ele jogou muito bem; mas mesmo que ele não faça partidas muito boas, só enfiando umas duas bolas como as pro Pato e pro Sheik hoje por jogo já faz muita diferença. É isso que a torcida (eu inclusive) não entendia muito em 2009...

    ResponderExcluir
  3. Sempre fui fã do futebol do Douglas, desde 2009. Mas às vezes dá raiva mesmo, o jogo pegando fogo e ele lá, no meio-campo, com a mão na cintura,hehe.

    ResponderExcluir