quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Cholorado (mais do que nunca) 1 x 0

Mais um jogo fora de casa. O Corinthians dificilmente ganha jogos fora de casa; mesmo quando o jogo se apresenta muito favorável, a postura sempre é de “garantir”o pontinho fora. Aí tem jogo contra o Inter, que é sempre puxado, com todos os desfalques, e você sabe que o Inter está há 9 rodadas sem ganhar, e lembra que temos nos esmerado em reabilitar times em baixa. Quais as chances de ganharmos esse jogo? O Corinthiano consciente sabe o que lhe espera...
Liguei a TV aos 20 minutos. No rádio dão conta que comçamos bem e o Inter logo igualou as ações. Na imprensa, falava-se que o Tite manteria o esquema e deixaria Sheik enfiado, no lugar do Guerrero. Em campo não foi isso que vimos. Tite pegou um esquema que não vem dando certo e deu uma piorada. Na frente, uma linha de 4 que, ao atacar, é ainda mais lenta, porque o mais adiantado que recebe a bola precisa o resto avançar para poder passar. O Corinthians atacando parecia rugby, que só pode passar a bola pro lado ou  para trás. Parece que ele tentou reeditar o esquema da Libertadores, com Sheik sem a bola compondo o lado (mas dessa vez na direita, em vez da esquerda), e sendo a principal opção do que deveria ser uma saída rápida. Nem precisa dizer que passou longe de funcionar, uma vez que não criamos nenhuma jogada de ataque durante o jogo todo.
A despeito disso, aos vinte e poucos o lance que deu o tom do que seria o jogo. Cassio tira a bola, toma uma trombada de Damião e até os quero-queros do outro lado do campo viram que ele continuou no chão, sem chance de continuar disputando. O juiz demora uma eternidade para parar o lance – de fato, chega a dar o gol e depois volta atrás. Um não fato, um lance fácil, ridiculamente fácil, que dá uma confusão dos diabos e deixa o juiz o resto do jogo achando que devia algo pro Inter. De fato, do jogo jogado, pouco a falar. Não fosse o juiz inventar uma mão e ter saído o gol de falta, talvez a retrancabilidade titeana tivesse dado resultado. Quando tentamos sair, total inoperância até o fim. Não conquistamos o tal pontinho fora de casa; na matemática de Tite, não há espaço para esses tropeços, nunca haverá gordura para suportar esse tipo de evento. Caminhamos a passos largos para brigar no meio da tabela.
- Dá para ver quando o juiz está mal-intencionado, de má vontade, ou é caseiro. Não acho que fosse o caso hoje. O juiz só era bem fraquinho.
- A despeito disso, o prejuízo é gigantesco. No lance do Cassio, o juiz faz uma confusão federal, dá gol e demora uma eternidade para reverter. Tite sai enlouquecido para  reclamar contra o que seria uma das coisas mais bizarras no futebol esse ano. Ok, a regra diz que o técnico não deve sair da área técnica. Juiz poderia muito bem ter reconhecido que a cagada foi dele e relevar; mas não, ficamos sem técnico desde a metade do primeiro tempo. Depois, o juiz inventa uma mão de Douglas, na falta sai o gol e ainda amarela Douglas, desfalcando o já desfalcado Corinthians para o próximo jogo. Sheik era a única saída do Corinthians; tomou umas sete faltas em lances que sairia com perigo em direção ao ataque, em nenhuma delas seu marcador tomou o cartão. Na quinta ou sexta, Sheik reclamou, tomou cartão e também está fora. Menos mal que contra o Náutico em casa o reserva deveria ser suficiente para ganhar o jogo.
- Danilo errou tudo. Emendou a nona ou décima partida na qual não joga nada. Nem eu sou capaz de por isso tudo na culpa do Tite. Tecnicamente Danilo vem mal mesmo.
- Tenho tido receio de criticar Ibson, porque todo mundo merece um voto de confiança. Mas parece que a cada jogo ele busca bater seu próprio record de passes errados.

- O Inter é um dos, se não o, time que mais desprezo do Brasil. É um time chorão, reclamão; toda falta que tomam rolam no chão como se tivessem tido a perna amputada, reclamam de toda marcação do juiz (até lateral). É o time que fez DVD porque um dos gols na final da Copa BR teria saído de uma falta batida com a bola não 100% parada. É um time que reclama eternamente dum penalty não marcado em 2005 – como se num campeonato de 42 jogos, como era na época, eles mesmos não tivessem feito inúmeros pontos com ajuda da arbitragem. Mas nada disso é tão ridículo quanto reclamar do gol “anulado”hoje. Ver o Dalessandro, que já tinha sido protagonista das coisas mais bizarras que vi no futebol (aquela tentativa de comprar briga com o William na Copa BR) se esgoelando com o bandeira pela invalidação do gol com o Cassio quase desacordado foi triste para quem acha que futebol é coisa de homem.

2 comentários:

  1. DVD é, de longe ,o time mais sujo do país. O Tite foi expulso não pq saiu da área, mas pq o Dunga fez um escândalo por ele ter saído. Ontem não tinha como a gente ganhar, eles apitaram o jogo do começo ao fim.

    ResponderExcluir
  2. fiquei com essa sensação também...logo depois da confusão, o Sheik sofreu uma falta claríssima que ele não deu, aí no rebote alguém encostou no Damião e ele deu...pensei "hiii, vai ser difícil"...

    ResponderExcluir