domingo, 8 de setembro de 2013

Nem uma coisa nem outra

Esse era o típico jogo no qual o torcedor realista não tinha a menor esperança de um ótimo desempenho; o que importava eram os 3 pontos. Não tivemos uma coisa nem outra; longe disso. Que fique claro que toda a avaliação leva em conta os 8 desfalques, sendo 5 na mesma faixa de campo. Ainda assim, era o Náutico, que não apenas é virtualmente um time da segunda divisão, com até então aproveitamento de 15% e tendo somado pontos em apenas 4 dos 18 que disputou; arrisco-me a dizer que, esse Náutico, com essa qualidade de time e desorganização tática, estivesse na Série B também estaria na zona de rebaixamento. É um dos piores times que vi em campo nos últimos tempos (tomaria um cacete do Luverdense, por exemplo).
Voltando...Tite e cia vivem reclamando que 3 dias a cada jogo + desfalques (principalmente a falta de jogador de referência) fica muito difícil arrumar o time. Então para que inventar? Tite inventou duas coisas completamente desnecessárias, ao meu ver, que só trouxeram ainda mais complicações para um time que já teria muita dificuldade nesse jogo. Primeira: ok, Ibson é horrível e não deveria estar jogando. Mas vem jogando como segundo volante, e não seria num jogo com várias mudanças que você precisaria fazer também essa. Tite joga ele para função de meia aberto, traz Edenilson pro meio e entra com Alessandro. Não seria melhor ter mudado menos e deixado o Edenilson na frente, aliás com muito mais condição para isso? Segunda: Danilo e Romarinho deveriam se alternar na função de referência. Se ajustar 1 para a função já é difícil, imagine 2 e se alternando ainda...Em vários momentos o jogador mais adiantado estava antes da intermediária, ninguém armava, ninguém finalizava. O primeiro tempo foi horripilante. Sejamos justos, nem tudo na costas do Tite. Em momentos como esse os principais jogadores – hoje, Romarinho, Danilo, Alessandro – precisam assumir a responsa, e eles não fizeram. Muitos erros de passes, pouca força nas divididas. No ataque, Leo era a grata surpresa, e as únicas bolas do primeiro tempo saíram de jogadas suas pela direita.
Vira o segundo tempo e o time entra um pouco melhor; Tite firma Danilo centralizado, abre Romarinho e deixa Ibson como “armador”. Até que ele faz algo que até agora não entendi. Lembra da piada do português que se chamava Manoel Bosta e troca o nome para Joaquim Bosta? Pois é, Tite achou que o time não vinha bem e resolveu trocar, mas tirou o que era, na minha opinião, o que mais produzia no time para colocar outro garoto. Poderia escolher e tirar qualquer um, principalmente Ibson, que fazia questão de errar tudo e se perder completamente no posicionamento em campo, menos o Leo. Bom, a partir daí foi um Deus nos acuda, aquele casados x solteiros, jogo de churrasco. Ainda assim quase marcamos, tamanha a ruindade do adversário.  Perdemos 2 pontos dos mais tranquilos possíveis e fica difícil acreditar que até vaga da liberta teremos força para buscar. A impressão é que se qualquer coisa de errado acontece – um desfalque, alguém não jogar bem, o juiz errar um pouco – já é suficiente para o time não produzir. Tá difícil.

- Danilo foi horrível novamente. Em sua defesa, fica claro que a parte física está pesando, mas não pode ser só isso. O primeiro tempo por ex foi pior que o segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário