terça-feira, 19 de novembro de 2013

Quem vai e quem fica

Com a saída de Tite, muito se fala sobre os jogadores que deveriam sair...nos blogs, há muitos comentários “que leve com ele fulano, ciclano e beltrano!”. Entendo a revolta do torcedor por esse ano que foi muito ruim do ponto de vista do desempenho, e pode ter parecido que jogadores estavam sem vontade. Mas o planejamento para esse ano foi ruim também e, do meio pra frente, minha compreensão é de que o esquema prejudicou todo mundo (ou vai dizer que 7 ou 8 jogadores de bom nível, todos eles tiveram o azar de ter uma temporada ruim por motivos técnicos??). Mesmo o preparo físico não foi dos melhores – o preparador não fica pro ano que vem. Como nota à parte, os jornais dão conta que o Fabio Masghauiougioaan chegou em Setembro/11. O melhor momento físico da Era Tite foi no começo do brasileiro 11, quando o preparador era outro.
Voltando. Longe de dizer que toda a culpa de jogadores que não jogaram bem é de Tite. Mas há de se cogitar a possibilidade de que alguns jogadores poderiam ter rendido mais e não o fizeram por questões alheias. Minhas opiniões (vou pular o Pato porque já falei muito dele anteriormente):
Danilo – ok, está mais velho, mais devagar e não consegue jogar 2 vezes por semana. Mas se a diretoria conseguir acertar um salário não exorbitante, eu manteria no elenco como opção. Se o Mano jogar com 2 meias, constantemente precisará de reposição para a função. E Danilo já provou ser f* em jogos decisivos. Seria algo como o Giggs foi nos últimos anos de United.
Douglas – hum, tiriça danada, como diria o Neto. Alternou alguns bons jogos com vários sonolentos. Mas o melhor momento da carreira dele foi com Mano, quando o esquema continha 2 atacantes abertos que de fato chegavam na área, o Elias penetrando pelo meio e um André Santos que apoiava muito (ou seja, a responsa de armar não era única e exclusivamente dele). Eu acho que ele merece mais um voto de confiança como um dos dois meias do time, principalmente porque é difícil demais achar alguém nessa função.

Sheik – esse abusou. Também acho que a diretoria (e Tite) foram inábeis para lidar com ele. Desde a sua chegada ao time, Sheik já demonstrou que não sabe lidar bem com o ‘sucesso’. Não sei se se lembram, mas depois de ser importante na reta final do brasileiro 11, ele emendou uma sequencia de 4 ou 5 jogos ruins e amargou um banco. Aí começou a jogar bola quando entrava no segundo tempo e recuperou a posição e seu papel na liberta 12 virou história. Depois dos 6 meses de férias até o mundial, deveria ter voltado pro banco de vez quando já se sentia o novo Pelé; em vez disso, num certo momento ele foi protegido, sentiu que podia fazer tudo e só começou a fazer m*. Só que fez m* o bastante para se sujar e não ter jeito de limpar a barra. Além disso, Mano não deverá usar 3 atacantes, e de segundo atacante o elenco tá meio cheio. Eu mandaria embora, negociaria, com a ressalva de que o contrato longo e o alto salário será um problema.
 Romarinho – esse chegou fazendo uma partidassa contra o Palmeiras (ao lado do nosso time reserva) e mostrando aquela personalidade contra o Boca. Aos poucos foi sendo escalado de marcador de gandula e se perdeu. Teve as baladas, ok. Mas o moleque é novo, entrou na onda do resto do time e se f*. Não só acho que é recuperável como acho um desperdício de dinheiro se desfazer dele. Houve um momento dele no time em que ele acertava 90% dos lances que pegava na bola, sempre resolvendo de uma maneira inteligente. Na mão de um bom técnico e sendo escalado na sua posição, pode muito bem voar.
Alessandro – tem que se aposentar. Nosso muito obrigado por tudo que fez, glórias eternas, mas no campo mesmo já deu.
Fábio Santos – há tempos que acho ele o elo fraco do elenco. Agora, não tem ninguém melhor que ele no elenco para fazer a função. Ou a diretoria contrata, ou mantém o cara lá, não tem muito jeito. Uma opção é contratar alguém muito bom na lateral direita e deixar o Fabio Santos quase como terceiro zagueiro. A outra é achar alguém bom para a esquerda e deixar ele no banco. De qualquer jeito, mesmo com todas as patacoadas, nesse ano, com Igor e Alessandro improvisado, cheguei ao cúmulo de sentir falta do Fábio Santos. As vezes a gente subestima o poder dum feijão com arroz.
Edenilson – eu deixaria como opção pro meio, ou como reserva do Guilherme ou como opção para uma formação losango, como Mano já fez. Deve ganhar pouco e tem potencial. As aventuras como lateral não funcionaram muito.
Ibson e Maldonado – tá de brication with me, né? Ehehe Ibson nem precisa comentar. Nem acho que Maldonado tenha ido tão mal, mas há tempos precisa-se de um reserva decente pro Ralf e o chileno não é o cara.

Jcaré – já deu né?

2 comentários:

  1. E tem a volta do Ramirez!

    ResponderExcluir
  2. bem lembrado...embora não me anime muito, talvez como opção pro Guilherme...

    ResponderExcluir