quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Pato em campo

Parece que Pato começa como titular hoje.
Quem acompanha aqui, mesmo que  de vez em quando, sabe que acho que o principal problema do time, de longe, é tático: Tite insiste em um esquema que não vem dando certo há muito tempo. Como não dá certo, ele “culpa” os jogadores, troca peças, inverte a posição deles, e continua não dando certo. Aí a maioria da torcida, apaixonada, que não analisa friamente o que acontece, põe a culpa nos caras, que “falta vontade”, que o time se acomodou, que não sei quem não joga nada etc. Ok, em partes, mas o baixíssimo desempenho tático é gritante. Pato é o exemplo claro dessa avaliação distorcida: o cara tem uma média de gols por minuto jogado bem razoável para um time que só não é o pior ataque do campeonato porque existe um fenômeno chamado Náutico, que teve a proeza de ser rebaixado com umas doze rodadas de antecedência. Em frente.

Pato vai a campo hoje. Legal, né,Tite? O treinador “reconheceu” que o atacante merecia o espaço. Não, Renato Augusto está desgastado e, sem Guerrero, o treinador deve ter achado que improvisar o Paulo André de novo não seria de bom tom.
Jogo de domingo, quase em casa, uma semana de treinamento, adversário com uma desorganização f*dida, com um técnico com um histórico de agravar crises quando elas começam etc. Renato Augusto em condições, Douglas em campo (que pode estar numa tiriça mas tem rendido bem mais do que Danilo). Joguinho bacana de jogar se você é um atacante buscando recuperação. Estivesse Pato desde o começo, talvez a rendição que ele teve por fazer o gol de penalty tivesse acontecido antes e de forma mais ampla (sei lá, 2 gols e uma assistência, coisa assim – algo como foi contra o Flamengo). Mas beleza, entrou no segundo tempo, com time já mudado, cansado, aquela coisa de sempre, ainda teve tempo de sofrer um penalty e convertê-lo.

Aí agora jogo de quarta; Renato Augusto fora (Tite usou os “3 jogos de gás” que Renato tinha para improvisá-lo de centroavante, em vez de usá-lo como melhor meia do elenco que é e ampliar suas chances de bons resultados com seu esquema tático furado), Douglas também no banco. Entra Danilo, talvez na pior fase da sua carreira. Talvez jogue Diego Macedo. Coritiba jogando tudo em casa contra o rebaixamento. Entre fim de jogo no domingo quase 10 da noite e começo do jogo hoje, 72 horas, mais viagem, mais hotel. Condições bem piores do que ter entrado no domingo. Acho que Pato tem qualidade para render mesmo em situações não tão favoráveis, mas aí o cara entra, não faz aquela partidassa, e corneteiro ainda vai dizer “Viu, o Tite escalou e o cara não fez nada...”. O esforço de Tite para queimar um patrimônio de 40 milhões de reais do clube é o comovente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário