domingo, 17 de novembro de 2013

A melhor definição de porque Tite está indo embora

O que se pode falar quando seu time joga contra um time da ZR, comandado por Adilson Batista, e ainda assim só consegue ser levemente superior – e ainda assim por apenas partes do jogo? Um dos piores jogos que assisti na vida, de nível técnico muito ruim. Mas não é esse o motivo óbvio ululante pelo qual Tite está saindo – todo time pode fazer uma péssima partida.
São 72 jogos no ano. Lembro de 2, na liberta, em que o esquema se aproximava de um 442. Digamos, então, que 70 jogos foram nesse esquema do qual Tite tanto gosta – esse 4231 com 2 “meias” bem abertos e um atacante enfiado. Desses 70, com boa vontade, podemos dizer que nuns 7 o time jogou bem e nuns 10 fez um jogo pelo menos aceitável. Isso quer dizer que cerca de em 53 jogos (mais de 70% da temporada) o time fez mais ou menos o que fez hoje - se arrastou em uma sequencia de partidas nas quais o esquema não funcionava e, ainda assim, na partida seguinte lá estava Tite bravamente insistindo no mesmo esquema. Trocava jogadores, invertia a posição deles em campo, recolocava quem ele tinha tirado dois jogos antes, reclamava de contusões, da arbitragem, da chuva, das estrelas, mas o que não mudava nunca era o esquema. É por isso que Tite está saindo. Porque teve um ano inteiro para adaptar o time a um novo momento – com a menor pressão que um técnico pode ter, vindo de ter sido campeão de tudo – e simplesmente não conseguiu fazer.

Só como um dos comentários que se pode fazer: se você tem algum centroavante no elenco (como o Douglas Tanque), e se seu esquema tático exige um centroavante, e se você está improvisando um jogador na função, e se aos 10 min do primeiro tempo já fica claro que esse jogador não está desempenhando a função porque não é cacoete dele, e se aos 20 do segundo tempo você vai tirar esse jogador por cansaço, e se você não briga por mais nada no campeonato, e se você está empatando contra um time virtualmente rebaixado em casa e...existe melhor momento para você testar uma aposta como o Douglas Tanque? Essa foi outra tônica de Tite durante sua passagem – ultraconservador para experimentar, sempre sob as mais variadas desculpas. Que venha 2014. 

4 comentários:

  1. Concordo com você em genero e grau, "OBRIGADO TITE POR TUDO, E BOA SORTE MANO". E que leve estes mortos que você morreu abraçado com eles: Romarinho, Fabio Santos, Ibson, Maldanado, Douglas, Ednilson, etc ... porque tenho certeza que saindo do Corinthians nunca mais jogam em time de serie "A".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é...para alguns eu ainda daria o benefício da dúvida - será que são tiriça mesmo ou o esquema f* com eles? O romarinho, por ex, chegou no time fazendo uma partidassa contra o palmeiras (jogando com o time b do corinthians do lado) e mostrando aquela personalidade no jogo contra o Boca. Aí pouco a pouco foi sendo escalado como marcador de gandula, a la JH, e lógico que não rendeu...aí entra fase técnica, baladas etc, mas acho que ele tem um baita potencial se jogar de segundo atacante. O Douglas...é f*, esse esquema com um meia só sobrecarrega muito o cara, se não for o Zidane dificilemnte o cara vai encaixar 3 boas partidas...para a zaga adversária é só travar os laterais para marcar os abertos e deixa dois volantes na cola do único meia armador, é um esquema muito fácil de marcar se o técnico adversário estiver mais ou menos esperto...Ibson, Maldonado, certeza de rua... Fábio Santos é ruim, mas aí a diretoria precisa contratar...botar o Igor não vai rolar...vamos ver, agora com a vinda do Mano temos um sopro de esperança...

      Excluir
  2. O Edenílson, caso venha o Mano, deve ser aproveitado no meio; o Romarinho se jogar lá no ataque pode render. Alessandro tem que se aposentar coroado de glórias (merecidamente), porque já não dá mais. O Douglas a gente sabe que tem potencial pra deixar os atacantes na cara do gol, mas oscila bastante. Os demais citados podem sumir mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Leo, concordo nome a nome...mas aí a diretoria precisa de coçar e contratar também, nem tudo dá para por na conta do Tite. Para a reserva do Fábio Santos que já é ruim não tinha ninguém, na direita também é uma tiriça que só...acho que as laterais é onde mais se deveria investir grana...

    ResponderExcluir