domingo, 19 de maio de 2013

Paulista: é campeão!!


O jogo começou com o time compacto, marcando na frente, não deixando o Santos sair. Jogo truncado, sem muitas chances, mas com o Corinthians bem melhor. Gol do Santos – aqueles lances que pouco há a fazer; o cara acerta uma bela finalização sem deixar a bola cair no chão, não há esquema de marcação que evite essas coisas. Reação rápida, bela jogada, empate. E chance de virar ainda no primeiro. Aí vem o segundo tempo e aquela coisa: defensividade titeana, Santos com 2 chances de passar a frente de novo. Mas depois da bela entrada do Edenilson (que a despeito da falta de compreensão tática do Caio e do Casa, entrou para fazer uma das funções que poderia fazer: de meia aberto, na esquerda, jogando o Romarinho para esquerda). A partir daí foi um ataque (sem produtividade) do Santos contra uma defesa bem montada e ótimos contrataques, sempre mais perto de abrir 2 gols a frente no agregado do que tomar o empate. Título com gosto tanto amargo pela eliminação na liberta, mas mantém a folga na liderança de títulos e impede o tetra Santista. No fim de tudo...é campeão!!

- se o Santos fosse campeão, certamente só o seria nos penalties, o que mostra a fragilidade do time: teria sido campeão levando os 3 playoffs nos penais.

- Quando Neymar apareceu com o Ganso na virada 2009 / 2010, achei que Ganso seria a estrela e o Neymar seria mais uma fraude. Logo eles me provaram errado e passei a ser um defensor do Neymar. Mesmo quando muitos já o achavam ‘mala’, que só joga na Vila etc, e continuava achando um p* jogador. Mas a cada dia fica mais claro que enquanto ele não sair do Brasil, vai ser apenas uma promessa. 60% das faltas que ele “sofre” no Brasil não são consideradas falta na Europa. Ele já está muito acostumado a sair voando quando alguém encosta nele. Quando for para Europa, sofrerá muito e só o tempo dirá se conseguirá ser de fato um grande jogador.

- Nos 2 jogos contra o Boca, Sheik manteve a posição no nome – quem saiu para entrar o Pato foi o Romarinho, que era um dos melhores do time nas duas situações. Hoje, finalmente Tite se rendeu e tirou o Sheik para por o Edenilson – mesmo que ele fosse atuar na direita, onde era o Romarinho que estava. Enquanto Renato Augusto não volta, aposto em Danilo, Romarinho Pato e Guerrero.

- Arbitragem horrenda. Não acho que um dos times tenha sido muito prejudicado, não; até acho que houve penalty (não sei se tava dentro da área) na mão do PA. Mas um critério de faltas e cartões totalmente zoado, incapacidade de levar o jogo, muito confuso – em suma, muito ruim.

- O fato de ainda sofrermos riscos nos últimos minutos aponta um (antigo) problema do time. Fomos muito melhores que o Santos no primeiro jogo e razoavelmente melhores no segundo. A superioridade no campo não é compatível com a situação de sofrer riscos no fim. Falta a esse time a capacidade de matar os jogos ou confrontos quando tem a chance - nocautear o adversário. 

- Há (pequenos) ajustes a serem feitos no time e elenco. Falemos disso depois. Começando o brasileiro semana que vem, sem distrações nem grandes perdas no time, o time tem tudo para levar o brasileiro com alguma folga. É só não fazer cag*das.

3 comentários:

  1. Longe de mim querer cornetar uma equipe que nos tem dado um título por semestre, mas é brincadeira o que perdem de gol, hein!?
    Acho que o Tite preferiu a marcação do Sheik em detrimento do Pato quando perdemos o Renato Augusto.Voltando o RA,acho que o Sheik pega banco e Pato é titular.Na minha opinião o Douglas entrou muito bem ontem, gostaria de ver ele com o Pato em campo mais vezes, me lembra a dobradinha Douglas/R9, guardadas as devidas proporções.
    Danilo não vai aguentar jogar Brasileiro e CB, tem que pensar em alguém pra revezar com ele. De qualquer forma, bom ver que o time fechou e, apesar do absurdo de quarta-feira, não se deixou abater. Méritos do Tite,que hoje é o melhor técnico do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. cornetada de leve sempre pode eheheh

    finalização é um problema antigo...não sei se não dá para treinar mais isso...Agora, nesse quesito o Pato melhoraria muito a média, mesmo entrando pouco o % de gols dele é alto, fora o número de (boas) finalizações.

    Esse é o terceiro semestre da volta do Douglas, tá f* confiar nele como alternativa, mas ontem foi muito bem mesmo. Se tivesse alguma boa opção no mercado eu traria para ser alternativa ao Danilo e RA na armação...

    ResponderExcluir
  3. Pois é,fica difícil confiar no Doulglas, ele oscila demais..Talvez por não ter sequência, talvez por desinteresse. Ontem o Tite o elogiou várias vezes, não sei, talvez ele tenha mais chances no time principal ao longo do próximo semestre. Torço pra isso, apesar de saber que ele não é o tipo de jogador que o Tite gosta (se ele tiver que descer pra marcar acho que não volta mais).

    ResponderExcluir