segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Neymalandro

Não tinha visto a reclamação de Tite sobre Neymar quando escrevi o post de ontem.
 
Ontem, ele abusou do direito de ser anti-profissional, de querer ganhar o jogo pelo anti-jogo. Existe provocação, catimba; fazer isso todo jogo, todo lance, e basear todo seu "futebol" nisso é outra coisa. No primeiro lance, um salto quando encontrou o corpo do PA no meio. Em outro, um salto carpado quando encontrou a perna do Danilo. É vergonhosa a cena do empurrão do Guilherme, que foi suficiente para uns dois passos a mais; quando ele viu que a parede de vidro estava perto, deu mais dois passos e se esborrachou de propósito no vidro.
 
Já fez isso tantas e tantas vezes, em outros jogos. Grande parte da mídia o protege, é "garoto", vai aprender, é malandragem brasileira. Mas é há 3 anos a maior "esperança" do futebol brasileiro e de longe o maior salário, já é pai, já demitiu técnico, aparece 1 em 3 comerciais da TV. Para isso ele é já é grandinho?
 
A arbitragem brasileira também o protege. Mesmo quando os árbitros querem "vuadar", como o horrível Flavio Guerra ontem, não deixam de marcar as faltas em cima dele. Isso quando não são mais rígidos em cartões nas faltas por conta das acrobacias que faz.
 
Ele deve se sentir o malandrão, "que engana", que irrita o adversário. Já é vaiado quando joga na Europa. Mostrou nos jogos importantes da seleção que depende de zagas muito fracas e arbitragens coniventes para brilhar. Eu gostava de Neymar, ainda acho um baita jogador, mas agora peguei bode. A sequência de antiprofissionalismo e a sensação de que ele está perdendo o bonde da história (quando devia ir para a Europa e se desenvolver muito além de onde já chegou) vão queimá-lo. Mas se Ganso só agora está sendo questionado, duvido muito que o clima de "jóia da Vila" passe tão rapidamente. Talvez quando perdermos a Copa de forma vexatória e, de novo, ele não decidir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário