domingo, 12 de agosto de 2012

Daqui para frente

De novo, vi apenas 30 min do jogo de hoje. Na verdade, o último jogo que vi inteiro foi contra o Bahia. Estou aproveitando esse lenga-lenga para recuperar 'créditos' em eventos familiares e com amigos...
 
Não posso comentar sobre o jogo. A questão é: ainda dá para brigar pelo título?
 
Uma ressalva é necessária, antes de tudo: o desempenho do galo nos 40% iniciais do campeonato é tão espetacular que, se o time mineiro mantiver 70% do aproveitamento que teve até agora, será campeão com folgas. Não acredito - esse time inevitavalmente passará por um momento de 5 ou 6 jogos seguidos sem vitória, que o colocará no nível do bloco dos 'segundos e terceiros', normaiszinhos, brigando pelo título. Mas se o galo calar a minha boca e conseguir manter-se sem grandes quedas até o fim, ninguém o alcançará.
 
Isso dito, nos últimos 6 jogos, o Corinthians somou 12 pontos, um aproveitamento um pouco acima de time campeão. A torcida esperneia, o time vinha de 3 empates seguidos, não tem jogado muito bem, o time está se reformulando, não passamos do décimo lugar. Mas se mantiver esse aproveitamento até o fim, chegaria a 65 pontos e apenas alguns pontos atrás de quem for campeão. É pouco, seria preciso recuperar alguns pontos da sequencia ruim do começo se quiser disputar de fato. Por isso, para brigar pelo título, em algum momento vai precisar emendar uma sequência de 3 ou 4 vitórias consecutivas.
 
O ponto é: o time deve manter esse rendimento até o final e, em algum momento, engatar uma pequena sequência de vitórias consecutivas. Se fizer isso chegará nas últimas cinco rodadas brigando ponto a ponto. É possível? Não apostaria minhas fichas, mas é bem longe de ser impossível. O time tende a se acertar, o nível do campeonato é fraco e ainda teremos sequências de 1 jogo por semana, quando sabemos que o descanso a estamina fazem diferença a nosso favor. A cada jogo parece que uma vitória ou um empate podem decidir o futuro no campeonato. Nâo é bem assim; num campeonato de 38 rodadas são as tendências que decidem quem vai brigar em que parte da tabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário