domingo, 19 de agosto de 2012

Como complicar (e perder) um jogo fácil

Antes do jogo: A história dos desfalques importa mais do que o número deles. Jogar com um lateral estreante e com Wallace no lado do campo onde cai o melhor jogador do Brasil é preocupante. Na frente, Sheik (que queiram ou não ainda faz muita falta) fora e em seu lugar um Guerrero que, até então, não tinha mostrado a que veio, num time desacostumado a jogar centroavante.

O jogo começa e Tite entra com esquema parecido com o usado contra o mesmo adversário no mesmo estádio na liberta – uma espécie de 424, com a linha de 4 da frente mais recuado. Na liberta, Sheik e JH ficavam abertos com Alex e Danilo compondo o meio e avançando; hoje, Romarinho e Danilo abriram para Douglas e Guerrero ocuparem o meio. Douglas em partida inspirada, Romarinho eficiente e Guerrero fazendo sua primeira boa partida. O domínio tático foi gigantesco e o time já tinha tido umas cinco chances antes do gol. Depois do gol, a impressão foi de que os jogadores acharam que o jogo tava muito fácil e pareceu haver uma certa desorganização, com os jogadores da frente guardando menos posição, naquela postura típica de pelada. Foi nessa desorganização que quatro jogadores apenas olharam Neymar fazer o que quis e deixar André livre para empatar. Uma lástima de empate para um tempo onde o time foi amplamente superior. Um time mais focado teria virado 2 x 0 e quase fechado o caixão.

O Santos volta mais ligado e, logo no começo, um gol absurdo, que nunca tinha visto na minha vida: 3 impedimentos num lance só. Irritação com a arbitragem, cujo critério para falta é inexistente, jogo mais pegado, atrás no placar; o Corinthians até tentou se organizar e teve algumas semi-chances, mas sem muito sucesso. Danilo, que fora o gol não entrou no jogo, dá lugar a Martinez. Depois da segunda bola perdida por ela, eu estava pensando “Martinez precisa entrar mais ligado no clima do jogo”, quando ele faz a jogada e o belo gol. Beleza! Empatamos, vamos para cima...que nada, 2min depois outra vacilada monstro e o gol, sem forças para outra reação (além dos 3min de acréscimo em um segundo tempo com 3 gols, 6 substituições e algumas confusões).

Pense bem: em quantos jogos à vera o Corinthians de Tite tomou 3 gols? Pode não ser tão óbvio, mas alguma falta de concentração é latente, ainda mais 2 gols tão bobos quanto o primeiro e o terceiro. Erros de arbitragem a parte, foi uma lição de como perder um jogo ganho.

- Quão patético foi ver o Rafael, sangrando, reclamando pro juiz “foi a terceira, véio”, enquanto o replay mostrava o cotovelo do zagueiro santista causando o estrago?

- é sempre perigoso ver juiz “vuadando”; geralmente, eles começam “não marcando faltinhas”, deixando de marcar algumas faltas reais e se perdendo no critério, passando a marcar faltas de forma aleatória. Em jogos pegados, a coisa descamba, com os jogadores se irritando com as faltas não marcadas e entrando mais pesado. Hoje aconteceram, de novo, as duas coisas. Os últimos 25 min do segundo tempo o nível da arbitragem foi desastroso, de pelada; num dos ápices da lambança, o cara não marcou um corte do Neymar na barreira há 3m do Douglas e depois, para compensar, não deu falta num empurrão com os 2 braços do PA no mesmo Neymar. Patético.

- É sabido que Cléber Machado é santista. Mas ele não consegue disfarçar como, nos jogos do Santos, sempre tem algum comentário de “desculpa” para algo que fale mal das sardinhas. É emblemático aquele episódio no Pacaembu, quando Adriano semi-agrediu o bandeira. Enquanto passava o replay, a sua primeira reação, quase emocionado, foi falar “mas também, por que o bandeira tem de fazer isso??”. Hoje, umas três vezes ele fez aquele comentário que quase passa despercebido...quando Neymar foi encostado por Danilo e deu um salto carpado triplo, e até o Gaciba notou a “valorizada”, ele falou “é, o Neymar fala que quando o adversário pega ele pula mesmo, para não se machucar...”. Ah tá... Fora as três vezes que ele tomou a palavra para justificar o porquê da reclamação do Tite na falta em cima do Guerrero seria injusta.

- Neymar vale um post a parte. Ele provavelmente se sente o malandrão quando dá aqueles pulos e os juizes brasileiros caem na dele. Na prática, ta jogando fora a oportunidade de efetivamente ser um dos melhores do mundo para continuar a ser o Mr. Catanduvense.

- Aos 15 minutos do primeiro tempo o fatídico bandeira já tinha marcado 3 impedimentos inexistentes do Corinthians. Juro que pensei naquele momento “esse cara entrou para f*der”. Aí você pondera e pensa “vai ver o critério do cara é, na dúvida, sempre dar”. Vem o segundo tempo, o campo vira e o cara tem a pachorra de validar um gol com 3 impedimentos no mesmo lance, sendo 2 claríssimos. Eu sempre reclamo muito mais desse tipo de coisa, de critério de faltas e cartão, do que de penalty mais ou menos não marcado. O cara errar quatro ou cinco vezes a mesma coisa pro mesmo lado é sempre estranho. E o pior é que um cara desse continua bandeirando na boa...

- O Santos terá muita dificuldade para se recuperar, não só no brasileiro, mas como time. Eles continuarão pensando que são o 'grande time' que ganhou quase tudo em 2010 e 2011, quando são um bando de moleques com um técnico que é menos do que pensa. Eram 10min do segundo tempo, estavam na frente no placar contra um time semi-nocauteado naquele momento; Ganso dava passes de calcanhar e Neymar fazia firulas na lateral. Se perdemos um jogo que estava ganho no primeiro tempo, eles quase deixaram de ganhar um jogo, em casa, onde poderiam ter feito 3 ou 4 na primeira metade do segundo. A diferença é que a nossa desconcentração é de quem tem um mundial para jogar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário