domingo, 18 de setembro de 2011

Corinthians 1 x 3 Santos

- Raros são os jogos como os contra o Fluminense, quando o Corinthians joga mal de um tudo. A maioria deles, uma das duas coisas acontece: ou o Corinthians cria bastante mas não consegue fazer os gols, ou tem um domínio do jogo em posse de bola e marcação mas não consegue ser muito efetivo. Hoje foi o segundo caso; fez um primeiro tempo razovelmente melhor do que o Santos mas acabou virando pro segundo com 1x1 no placar. Essa é uma característica de um time que tem a cara do Tite: não tem cara/espírito/vontade de vencedor.
- Alex fez outra partida horrenda. Eu vinha comentando que o problema era de posicionamento, mas tem aspectos técnicos indiscutíveis: ele errou uns 7 passes ou lançamentos naquela região de armar o ataque, mesmo quando estava com a marcação frouxa. Fora as 4 ou 5 bolas que ele perde por jogo, caindo no chão e chamando faltas que não existem, e resultando em contrataque. Para mim ele vai provando aos poucos que não é aquele jogador decisivo; inclusive tende a jogar pior em momentos de pressão.
- Neymar não é apenas o melhor jogador no Brasil; é o melhor jogador em atividade no Brasil desde o Tevez (pelo menos). Muricy foi inteligente nesse esquema de 3 atacantes, porque dá mais liberdade de deslocamento ao Neymar, que diferentemente de outros jogos não ficou parado ali na esquerda, o que possibilitaria uma marcação quase individual do Alessandro nele. No primeiro tempo, a marcação por zona deu certo, mas um pouco porque, em vários lances, Neymar levou um pouco de azar: virava pro lado errado, errava um pouco o tempo da bola etc. Mas não dá para contar com isso o jogo todo contra ele; no segundo tempo, ele acertou um pouco o pé e fez o que fará sempre que não tiver marcação especial: resolveu o jogo.
- Sheik fez um ótimo primeiro tempo; mas ele me irrita demais com essa mentalidade de quem acha que é o Messi; quase todo lance ele tenta mais um drible. Se o gol estiver aberto e ele vir um zagueiro adversário com as pernas abertas, vai tentar dar uma caneta em vez de fazer o gol. Nenhuma responsabilidade dele na derrota, apenas um comentário.
- Aquele segundo gol é de zaga de time de solteiros contra casados, como diz o Felipão; o Ramon deixar o Alan Kardek, lento daquele jeito, fazer aquela jogada de fundo e, depois, o Castan esperar o Borges se antecipar e fazer o gol. Bizarro.
- É comum, quando o Corinthians está tentando fazer pressão, os chuveirinhos. A bola aérea do Corinthians é ridícula e nem nosso centroavante é alto. Não é como se tivéssemos Adriano e Loco Abreu dentro de campo; não entendo essa insistência. Hoje, com 1 a mais, em vez tentar a tabela nas pontas, que uma hora inevitavelmente abre os espaços, ficavam aqueles cruzamentos em diagonal que nunca dão em nada.
- Agora perdeu a liderança; na real, é uma coisa natural de acontecer nos pontos corridos. Mas era a justificava que davam pro Tite “ué, mas é líder...”. Pois é, agora não é mais...

2 comentários:

  1. Nao deu nem animo de comentar depois do jogo.
    Lamentavel!!!
    Alex, discordo de novo, vi no campo e fortaleci a opiniao de qele erra pq tenta o diferente, aparece pro jogo, etc. Ele erra poucos lances banais, busca a bola o tempo todo, mas esta se adaptando ainda. Inclusive cheguei a conclusao q trazer jogador na janela europeia tem q ser pensando no ano seguinte. Sao pouquissimos os exemplos q deram certo.
    Agora, o q esta pegando mesmo pra mim é o trio remanescente de 2009. Chicao, Alessandro e JH nao acertam uma. Me parece é má vontade. São lances simples, passes curtos. Deve ter coisa aí.
    O Tite pelo q vi tem capitulo especial.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. ver o jogo do campo dá outra referência; ainda sim, vendo de casa, fico com a impressão de que o Alex erra num % inaceitávle mesmo para quem está na posição de quem assume a responsa; os chutes eu nem questiono, mas passes, lançamentos e perdas de bola. De qquer maneira ele merece o benefício da dúvida de ser testado em um esquema tático meramente funcional, antes de ser questionado...

    ResponderExcluir