domingo, 18 de agosto de 2013

Salvos pelo...

O Coritiba não é o Náutico, mas é longe de ser um time a ser temido, ainda mais desfalcado como estava. O que todo torcedor do time como um nosso espera dum primeiro tempo é, se não sair gol, pelo menos uma pressão, 3 ou 4 chances criadas e tal. Não foi isso que aconteceu; fizemos um primeiro tempo ruim (e um segundo pior ainda).
Tite optou por Ibson pro lugar de Guilherme (a escolha natural, dado que foi para isso que Ibson que foi contratado), Guerrero foi poupado e Pato continuou jogando, e agora temos claro que Tite considera Renato titular (Romarinho no banco). Na teoria, concordo com as opções de Tite, dado que não vai mudar o esquema. Na prática, de uma tacada só, ele perde os passes de Guilherme e as avançadas de Edenilson (dado que, sem Romarinho, pediu para Ed segurar mais atrás), num time com produção ofensiva patética. Sheik na esquerda, Renato na direita (depois invertidos), Danilo no meio e Pato (deveria ficar...) enfiado. É engraçado como virou moda falar que todo time joga contra a gente “fez uma bela partida taticamente”; é apenas outra forma de falar que foi fácil nos marcar. Tirando a cabeçada do Pato, a única jogada razoável foi a tabela entre Danilo e RA que culminou com um chute de fora. Aliás, a jogada saiu quando Renato centralizou junto ao Danilo e fez a dupla de meias; só que Pato não estava lá para receber a bola porque Tite pediu para ele cobrir a esquerda do Renato (Tite acha que não se pode jogar futebol se não tiver um aberto um de cada lado, haja o que houver). Propostas táticas consideradas, o Coritiba foi melhor.
Vem o segundo tempo e o que era ruim piora; antes dos 10min, o Coxa já tinha tido 3 chances de gols. Corinthians se arrasta, nervoso, Tite faz 3 substituições medrosas e aí, o penalty. Gol. 1 x 0, salvos pelo juiz.
- O mais urgente antes: não foi penalty, eu não daria, mas acho longe de ser o absurdo que estão pintando. O juiz foi ruim o jogo todo. Acho que o pior de tudo, no penalty, é que esse Lucas Claro chegou com força desproporcional o jogo todo, e muitas vezes ele não deu falta – estabeleceu o critério. Se eu fosse jogador do Coritiba estaria revoltadíssimo de aos 40 do segundo tempo ele mudar o critério. Agora, devagar com o andor...o presidente do Coxa saiu dando declarações de coitadinho, esquema rio-sáo Paulo bla bla. Semana passada empataram com a Lusa aos 51 do segundo impedido. Penalties errados saem toda hora para todos os lados. Mas quando é a nosso favor, ahhhh...
- Sempre defendo o Pato, mas hoje foi mal, em todos os aspectos. Ele, muitas vezes, escolhe se movimentar de forma errada; toca pro companheiro e corre pro lado errado, deixando o time torto. Mas ele não é centroavante clássico, não faz pivô, e está sendo escalado errado, como discutimos aqui há tempo. Pro esquema do Tite ele não vai funcionar, nunca.
- Hoje, acho que só Gil e Ralf foram bem. Ibson, tudo considerado, em especial o desempenho do time, também não foi mal. O resto do time, não salva ninguém. Danilo vinha jogando mal, supunha-se cansaço, descansou e continuou mal hoje. Todo mundo vinha pedindo Renato, e ele jogou mal os 2 últimos jogos, jogando isolado na ponta. Quando 80% do time joga mal, só pode ter algo de errado na formação. Além do Renato (mas aí é uma opinião que imagino que muitos não compartilham), acho que parte do mau desempenho de Pato é culpa da escalação. Tite pode queimar as maiores 2 promessas nossas para esse ano.

- Será que Tite acha que o desempenho médio dos últimos 6 ou 7 jogos foi bom? Jogamos mal ou muito mal contra Atlético PR, Santos, São Paulo, Fluminense e Coritiba. Será que ele pensa que, mantendo o esquema, de repente algo de mágico vai acontecer e o time vai passar a jogar bem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário