domingo, 30 de outubro de 2011

Líder - contra todos

Por motivos familiares, vi apenas partes dos últimos 2 jogos. Hoje peguei o jogo pouco depois da expulsão do Castan. Então não vou comentar o jogo; apenas o fato de que foi uma vitória heróica, importante, e deve dar moral pro time. O que vou discutir é um assunto que a diretoria do Corinthians deveria estar discutindo há algum tempo: arbitragem.

É o terceiro jogo consecutivo em que o time é flagrantemente garfado. E garfado de maneira óbvia, dando a impressão clara de que o juiz tenha sido tendencioso. Uma coisa é errar como hoje foi o impedimento no primeiro gol do Avaí - erro totalmente aceitável. Outra coisa são os outros erros que vinham acontecendo, como o penalty absurdo que o careca deu contra o Cruzeiro ou a expulsão do Castan.

Umas rodadas atrás o Corinthians teve uma sequência de 3 jogos consecutivos onde jogadores foram agredidos: Coritiba, Fluminense e mais um. Não aconteceu nada; contra o Coritiba, inclusive, foi de um absurdo atróz, até porque o agressor já tinha até amarelo. Nada. Hoje foi o segundo jogo consecutivo que, no mínimo, no mínimo, os juízes usaram um critério muito rigoroso para expulsar direto, sem amarelo, jogadores corinthianos. NO jogo contra o Coritiba o Jorge Henrique sofreu uma falta de último homem, mas o juíz só deu amarelo. Concordei com ele; acho que a interpretação mais correta nesses casos é só dar amarelo quando a chance de gol é muito clara. Hoje o Vuaden expulsou o Castan direto num lance de falta bem discutível há vários metros do gol. É uma expulsão que só cabe pensando que o cara tá alguma intenção. Nâo faz o menor sentido. Alguns vão argumentar que tá dentro do critério; mas já passou de hora de achar que critério de arbitragem pode ser tão discricionário quando o cara quiser - se não rola essas discrepâncias: num jogo o cara mete o pé na cara do outro e não ganha nem amarelo, no outro é expulso direto por uma falta normal de jogo. E o impressionante é que os comentaristas usam a "flexibilidade da interpretação" sempre para condenar erro a favor e justificar erro contra. No jogo que citei contra o Coritiba não vi um fdp da mídia dizer que poderia ter expulso no lance do Jorge Henrique. Hoje alguns ameaçaram dizer "é, é o critério que o Vuaden usou...".

A responsabilidade do Andrés é vir na mídia e descer o cacete; falar que tá comprado, que tão arrumando para carioca ser campeão, qualquer coisa. Nâo dá para juíz entrar pressionado em campo contra qualquer coisa menos dar qualquer impressão, por mais leve que seja, que ajudou o Corinthians. É feio mas é o jogo - se os outros pressionam, se choram por lateral, se a mídia passa batido por qualquer erro contra o Corinthains e fala uma semana de impedimento de 5 cm a favor, tem que rebater. O time e o técnico já não são muito bons, se ainda for constantemente prejudicado vai ficar difícil.

Um comentário:

  1. Neste campeonato, o Corinthians foi prejudicado em mais metade dos seus jogos. O problema é q alem da má vontade da imprensa, da predisposição de todos os times reclamarem e da falta de pulso da diretoria neste aspecto, a maioria destes erros foram em jogos q ganhamos, assim a repercussão é ainda menor. Naquela sequencia inicial de vitorias, tomamos uns 6 gols irregulares até tomar um legal, aquele jogo do gremio, o bahia, etc. E o pior é q ja na escalação dos arbitros a safadeza começa.
    Não tem jeito, vai ser assim e até pior com essa cariocada na cola. O Andrés deve ter seus motivos, mas os jogadores, tite deviam repetir exaustivamente nas entrevistas.

    ResponderExcluir