domingo, 22 de abril de 2012

Amigos (?) do JCaré 2 x 3 Ponte

Quis o destino que a volta dos posts fosse num jogo como esse...

O jogo escancarou os dois maiores problemas desse time: 1- goleiro e 2-incapacidade de furar retrancas. Some-se a isso o fato da Ponte ter feito realmente uma partida muito boa e a substituições fracas do treinador, e está feita a festa.

O mais importante é: o que esse jogo mostra?

Era mais provável que o time perdesse num jogo como hoje do que num clássico. No brasileiro do ano passado, ganhamos com mais facilidade em casa de Vasco, Flu, Flamengo, São Paulo do que de times (ou perdemos) que vieram jogar fechadinhos, como Cruzeiro, Botafogo, Figueirense, Avaí...o problema é justamente furar retrancas, e não de se apoderar dum jogo em que o adversário joga também. Só que na libertadores, nos jogos em casa, será essa a situação. E agora, José? Se não contar com bons resultados fora de casa, pode ser problema.

Se o resultado tivesse ficado 2 x 0, eu estaria em pânico. O modo como o segundo tempo se desenrolou, numa análise fria, dá para por na conta do JCaré. O time tem pouca capacidade ofensiva, o técnico foi mal, mas se não fossem as duas falhas seria 2 x 1. Time grande (em especial, que joga da forma como o Corinthians joga) não pode ter goleiro fraco. Não pode se dar ao luxo de ter que buscar gols a mais porque o frangueiro falhou lá atrás.

O problema é que as chances são altas de que o técnico mantenha ele lá. Se o fizer, está cavando a própria cova: o time será eliminado em algum jogo em que o Horácio falhar novamente, e suas sete vidas já foram gastas em outras eliminações.

No mais, tem que aproveitar os 10 dias de descanso para treinar opções ofensivas. Depender do mesmo esquema tático é contar muito com a sorte. Por exemplo, no jogo de hoje o time abusou de cruzamentos para um Liedson, baixinho, em má fase, brigar com 2 zagueiros. Faltou calma, faltou trabalhar a bola - justamente coisas que times que tem de furar retrancas precisam fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário